Nagios 3: Liberando o acesso à interface web e aos arquivos de configuração

A interface Web do Nagios , geralmente, autentica os usuário por meio do arquivo “/etc/nagios3/htpasswd.users” , o qual faz o papel do banco de dados de usuários autorizados.

Para adicionar um novo usuário à este arquivo e consequentemente liberar o acesso a interface web da ferramente, devemos utilizar o comando abaixo,  substituindo a palavra “login_name” pelo Login Name do usuário que desejamos liberar o acesso:

htpasswd /etc/nagios3/htpasswd.users login_name

Se o usuário precisar ter acesso aos arquivos de configuração do Nagios, ele deverá ter uma conta no sistema operacional e  fazer parte do grupo “nagios“. Para criar uma nova conta para o usuário e adiciona-la ao grupo mencionado anteriormente, podemos utilizar os comandos listados a seguir:

adduser login_name
adduser login_name nagios

Assim como ocorreu no caso do htpasswd, a palavra “login_name” deve ser substituída pelo Login Name do usuário,

A partir de agora o usuário já tem acesso a interface web, mas só poderá monitorar, no Nagios,  os hosts que estiverem associados ao seu Contato. Caso o usuário não tenha sido cadastrado no Nagios será necessário adicionar um novo contato e associa-lo ao mesmo Login Name que acabamos de cria-lo.

%d blogueiros gostam disto: