Nagios 3: Adicionando um novo contato (usuário)

Ao contrário de outros aplicativos, o Nagios, por padrão, não faz uso de banco de dados para controlar os usuários que podem ter acesso as suas funcionalidade, em vez disto, ele utiliza seus arquivos de configuração.

Logo, quando precisamos adicionar um novo usuário (contact), devemos configurar, pelo menos, dois objetos: o primeiro é o “contato”, que contem as informações sobre o usuário, tais como: (i) o seu seu login_name (contact_name) e o (ii) endereço de e-mail (email) para o qual as mensagens, geradas pela aplicação, devem ser enviadas. O segundo objeto, é o grupo de contato (contactgroup), o qual será associado ao grupo de hosts a ser monitorado.

Por padrão,  os objetos citados anteriormente são configurados a partir do arquivo “/etc/nagios3/conf.d/global/contacts.cfg“, que pode ser editado utilizando-se o comando abaixo:

nano /etc/nagios3/conf.d/global/contacts.cfg

Como exemplo de contato, podemos utilizar as linhas abaixo:

define contact {
contact_name zecarioca
use generic-contact
alias Zé Carioca
email zecarioca@rio.noc.br
}

Após registar as informações sobre o novo contato, devemos adiciona-lo à lista de membros dos grupos associados aos hosts que serão monitorados, por ele. No exemplo abaixo, estamos adicionando o usuário ao grupo admins, o qual, geralmente, está disponível na configuração padrão do Nagios

define contactgroup {
contactgroup_name admins
alias Nagios Administrators
members gru,kevin,zecarioca
}

Em seguida devemos verificar se há algum erro nas configurações do Nagios

sudo /usr/sbin/nagios3 -v /etc/nagios3/nagios.cfg

Caso o comando acima não retorne nenhuma mensagem de erro, podemos reiniciar o daemon do Nagios

sudo service nagios3 reload

A partir de agora, todas as mensagens geradas, pelas maquinas associadas ao grupo de contato admins, também, serão enviadas para o e-mail do contato recém adicionado.