Instalando o Komodo Edit no Ubuntu

tux-ubuntuO Komodo Edit é uma ótima ferramenta para edição arquivos de texto plano. Mesmo possuindo menos recursos que seu irmã, a Komodo IDE, mesmo assim o Komodo Edit  é uma excelente IDE, básica, para desenvolvimento de aplicações baseadas em Python, Bash e outras “Linguagens” de script.

Além de poder ser utilizada como IDE, a ferramenta permite a edição de arquivos remotos, basta configurar o acesso à máquina onde estão os arquivos e você pode editá-los como se fossem arquivos locais.

Até algum tempo atrás, o processo de instalação da ferramenta baseava-se em baixar o pacote do site e realizar todo o processo manualmente, mas já faz algum tempo a aplicação está disponível no repositório  Launchpad PPA, desta forma, basta abrir um terminal e executar alguns comandos “apt” para instalar o Komodo Edit no seu Ubuntu.

o primeiro comando que devemos executar é aquele que adiciona o repositório  Launchpad PPA à lista do apt.

sudo add-apt-repository ppa:mystic-mirage/komodo-edit

Com o repositório adicionado podemos atualizar a lista dos pacotes disponíveis para instalação

sudo apt-get update

Este passo apesar de se opcional, ele garante que todas as instalações anteriores foram concluídas com exito. Este procedimento evita que a instalação atual seja abortada por algum problema ocorrido em uma instalação antiga.

sudo apt-get autoremove
sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean
sudo apt-get install -f

Finalmente já podemos instalar a aplicação

sudo apt-get install komodo-edit

Com isto já temos o Komodo Edit disponível para ser utilizado.

%d blogueiros gostam disto: