Gerência de Redes

speaker_notes

Dicas sobre gerenciamento de redes de computadores

Nesta parte do site contem uma série de dicas sobre ferramentas que podemos utilizar para a gerência de uma rede de computadores. Para facilitar o acesso às informações, as páginas foram organizadas nos grupos listados abaixo. Para acessar a lista de dicas relacionadas a um determinado tema, clique no ícone ao lado do nome do item.

Gerenciando os ativos da rede (TFTP e Conexão Serial)

swap_calls

Dicas sobre TFTP e Conexão Serial/USB

Quando temos, em nossa rede, ativos que podem ser gerenciados, há dois grupos de ferramentas que devemos manter em nosso arsenal. Um deles são as que permitem conectar o nosso notebook/laptop ao ativo de rede, esta ligação geralmente é realizada utilizando uma conexão serial. Outro grupo de ferramenta são os servidores e cliente de TFTP utilizados na transferência de dados.

Desta forma, esta seção é dedicada a estes dois assunto.
Observe o a lista abaixo, talvez um dos artigos lhe seja útil.

SNMP – Simple Network Management Protocol

announcement

Dicas sobre o uso do SNMP

O SNMP (Simple Network Management Protocol) pode ser entendido como uma séria de padrões desenvolvidos para gerenciamento de rede. Ele é composto por um protocolo da camada de aplicação, por um sistema de armazenamento de dados, ou simplesmente um banco de dados, e por um conjunto de objetos que representam os elementos que desejamos monitorar.

O protocolo SNMP tem sido historicamente utilizado no processo de coleta de dados dos hosts conectados em uma rede, estes hosts podem ser switchs, roteadores, access points (APs), firewalls e até mesmo servidores e desktops. Há implementações deste protocolo para a maioria dos sistemas operacionais, sejam eles embarcados em dispositivos de rede, ou computadores pessoais, servidores e equipamentos móveis.

A MIB (Management Information Base) funciona como um banco de dados para o SNMP, ela que contem os objetos coletados/gerenciados pelos agentes e que podem ser acessados remotamente pelos gerentes. Este banco de dados possui vários tipos de objetos que são identificados pelas suas OIDs.

As MIBs organizam os objetos, que fornecem as informações sobre os dispositivos, ou que podem ser utilizados para gerencia-lo, de forma hierárquica, contento os identificadores dos objetos (OID). Desta forma, cada OID identifica, de maneira única, as variáveis que podem ser lidas ou escritas por maio das mensagens do protocolo SNMP.

Netflow

chat

Dicas sobre o uso do Netflow

Netflow é um recurso que foi introduzido em roteadores Cisco cuja função é coletar o tráfego de redes IP, tanto na saída quanto na entrada de uma interface. Ao analisar os dados fornecidos pelo Netflow, um administrador de rede pode determinar tarefas como a origem e o destino do tráfego, classe de serviço, e as causas de congestionamento. Netflow é composto por três componentes: o cache de fluxo, coletor de fluxo e analisador de dados.”

– Wikipedia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Netflow

  • Instalação do nfdump no Ubuntu 20.04

CACTI e Smokeping

alarm_on

Dicas sobre as ferramentas Cacti e Smokeping

O Cacti e o Smokeping fazem parte de um grupo de aplicações especializadas em monitoramento de rede.

Nagios

dvr

Dicas sobre a ferramenta Nagios

O Nagios é uma das mais conhecidas ferramentas de monitoramento de rede baseada em código aberto. Este software permite o monitoramento dos hosts conectados à rede e dos serviços hospedados nestes hosts. A ferramenta pode ser configurada de forma a enviar alertas sempre que um hosts ou um serviço apresentam algum tipo de problema.

Da mesma forma que o Nagios, pode emitir um alerta quando da queda do host ou do serviço, ele também pode informar quando o mesmo se torna disponível novamente.
Apesar do processo de configuração do Nagios ser baseado na edição de uma série de arquivos de configuração, ele fornece uma excelente interface web, que auxilia no processo de acompanhamento do status dos recursos monitorados.

Originalmente este software foi projeto para ser executado em um ambiente Linux, todavia, atualmente, ele já pode ser executado em outros sistemas UnixLike.

Zabbix