Configurando o Minicom para suportar conexões via USB

Geralmente, quando configuramos um ativo de rede precisamos conectar um computador à porta serial do ativo, entretanto a maioria dos computadores, atualmente, não possuem porta serial. Com o passar dos anos a porta serial foi subsistida pela porta USB; desta forma, para contornar a falta da porta serial, criou-se um adaptador Serial/USB, que permite conectar o computador ao cabo Serial, utilizado para acessar o ativo.

No Linux, um dos principais o aplicativos utilizados para acessar/gerenciar os ativos de rede é o minicom, mas para que o mesmo consiga utilizar a porta USB devemos realizar alguns ajustes.

Para conhecer os ajustes necessários ao Minicom, continue lendo este artigo.

Iniciaremos nosso tutorial instalando o aplicativo (minicom), caso ele já esteja instalado ignore os comandos abaixo.

Para instalar o minicom podemos utilizar os comandos abaixo:

sudo apt-get update
sudo apt-get install minicom

Uma vez instalado, devemos inicia-lo, em modo setup, e configura-lo para suportar o uso da porta USB.

minicom -s

Ao executar o comando acima será apresentada a tela de abertura:

Minicom - Tela de Abertura
Minicom – Tela de Abertura

Nesta tela, selecione a terceira opção, denominada “Configuração da porta serial“.  Uma nova tela será apresentada, ela contem as informações sobre a configuração da porta serial utilizada pelo Minicom. Por padrão o aplicativo não utiliza uma porta usb, mas sim, uma porta tty:

Minicom: Alterando as configurações da porta

Os ajustes que precisamos realizar serão feitos a partir desta tela. Siga os passos abaixo para configurar o minicom para utilizar a porta USB.

  1. Para alterar a porta utilizada pelo minicom pressione a letra “A“,  e altere o valor desta opção para: /dev/ttyUSB0
  2. O próximo passo será alterar a velocidade da porta, pressione  a letra “E” e selecione a opção “9600”, que representa a taxa padrão utilizada na comunicação entre os ativos e a estação de gerência.
  3. Para finalizar esta parte do processo de configuração, pressione a letra “F” até que o valor da opção mude para “Não/No”

Com estes ajustes, nossa tela de configuração deve ficar semelhante à imagem abaixo:

Minicom: Opções ajustadas para suportar a conexão via USB

Em seguida pressione “Enter“, desta forma  finalizamos a configuração da porta, mas ainda precisamos salvar as configurações, então, na tela “Configurações”   selecione a opção “Salvar configuração como dfl”

Minicom; Salvar como dfl

Em seguida selecione “Sair do minicom“.

Com isto finalizamos o processo de configuração da aplicação e já podemos utiliza-lo para gerenciar e configurar os ativos da rede.