CCT0108-Projeto de TCC em Sistemas de Informacao

Contextualização:

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do Curso de Sistemas de Informação é ponto de terminalidade do conjunto de competências que foram mobilizadas e desenvolvidas durante todo curso. Na prática do TCC, o aluno deve evidenciar a articulação entre a teoria e a prática vista ao longo do curso, tendo a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de um projeto e aplicar modelos, metodologias, processos, técnicas, ferramentas, tecnologias, entre outros, para o desenvolvimento de sistemas de informação.

Durante a disciplina de Projeto do TCC em Sistemas de Informação será elaborado somente o projeto do TCC pelo estudante, visto que o TCC será desenvolvido na íntegra na disciplina seguinte – ?TCC em Sistemas de Informação?. Durante o curso dessa disciplina serão feitas algumas definições muito importantes para o sucesso do TCC, como: identificação de um problema e sua descrição, definição do tema que o estudante desenvolverá e dos objetivos da pesquisa. O estudante, sob orientação de um professor-tutor, realizará uma revisão bibliográfica sobre o tema escolhido, definirá o método que utilizará na pesquisa, escreverá uma justificativa que indique a relevância de seu trabalho, definido resultados esperados e prevendo possíveis limitações do trabalho.

Desta forma o documento final do Projeto de TCC deverá conter os seguintes itens: identificação de um problema; delimitação do domínio de problema; cronograma do projeto; revisão bibliográfica; motivação, objetivos gerais e específicos, descrição, viabilidade técnica, aplicação e os resultados pretendidos.

Um aspecto importante do Projeto de TCC é a articulação com os eixos de pesquisa da área de conhecimento de Tecnologia da Informação. Tais eixos estão alinhados com os Grandes Desafios de Pesquisa em Computação no Brasil (SBC, 2006):

  1. Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento.
  2. Desenvolvimento e Inovação Tecnológica.
  3. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
  4. Gestão da informação em grandes volumes de dados.

O estudante, sob orientação do professor-tutor, também deverá preocupar-se com a questão da sustentabilidade e da aplicação da Tecnologia da Informação (TI) Verde na abordagem do tema escolhido.

Enfim, durante o curso dessa disciplina o aluno integrará todos os conceitos desenvolvidos durante o curso e mobilizará competências e habilidades para o desenvolvimento do projeto de seu TCC, para que seja plenamente escrito e implementado na disciplina TCC em Sistemas de Informação.

Ementa

Construir o projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, integrando conceitos desenvolvidos durante o curso e usando uma metodologia específica para projetos na área de Sistemas de Informação.

Objetivos Específicos

  • Identificar um problema do ?mundo real? que envolva o desenvolvimento de sistema de informação para sua solução e delimitar o domínio desse problema;
  • Definir o tema da área de Sistemas de Informação ao qual esse problema esteja relacionado, justificando os motivos da escolha e a motivação para realização do projeto;
  • Realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema, apresentando seu estado da arte;
  • Definir o objetivo geral e os objetivos específicos do projeto;
  • Construir um cronograma para desenvolvimento do projeto;
  • Descrever o projeto, analisando sua viabilidade técnica, determinando o método para seu desenvolvimento, sua aplicação, os resultados pretendidos e as possíveis limitações.

Conteúdo:

Procedimento de Avaliação

  • O processo de avaliação será composto de três etapas, Avaliação 1 (AV1), Avaliação 2 (AV2) e Avaliação 3 (AV3).
  • A soma de todas as atividades que compõe o grau final de cada avaliação não poderá ultrapassar o grau máximo de 10, sendo permitido atribuir valor decimal às avaliações.
  • A avaliação da disciplina de Projeto de TCC em Sistemas de Informação é continuada e vai se realizando na medida em que o estudante entrega os subprodutos do projeto de TCC, de acordo com o cronograma estabelecido pelo tutor, sendo atribuída pontuação a todas as etapas do trabalho.
  • Por ocasião da AV1 será atribuído o grau relativo à qualidade do material produzido e postado, tempestivamente, nas etapas até então concluídas pelo estudante, quais sejam: definição do objeto de pesquisa e do tema, delimitação do problema e revisão bibliográfica.
  • Por ocasião da AV2 será avaliada a qualidade técnica do projeto de TCC entregue pelo estudante, que deverá estar totalmente concluído, sempre considerando a tempestividade da postagem de todas as etapas. Desta forma, em AV2 o estudante deverá entregar o projeto de TCC completo (agregando ao documento anterior entregue em AV1, os seguintes itens: definição do objetivo geral, dos objetivos específicos e do método, justificativa, viabilidade técnica, previsão dos resultados esperados, identificação das limitações do trabalho e cronograma para elaboração do TCC na disciplina seguinte – TCC em Sistemas de Informação).
  • Caso o projeto de TCC não seja entregue totalmente pronto na data de AV2 será atribuído grau zero, sendo enviada pelo tutor ao estudante uma avaliação do projeto de TCC apresentado, com proposta de correção e finalização.
  • Por ocasião da AV3 o estudante que não obtiver média aritmética 6,0 (seis) para aprovação em AV1 e AV2, deverá entregar novamente o projeto de TCC atendendo as proposta de correção e finalização solicitada pelo tutor.

 

  • Para aprovação na disciplina o aluno deverá:
    • Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3). A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina.
    • Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações.
    • Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.

 

Atividades  e Padronizações

  1. Quando for necessário a troca de mensagens pot e-mail, o assunto do mesmo deve começar por [PROJTCC] e deve ser seguido do assunto em sí. No corpo da mensagem, deve-se identificar o grupo e o tema do trabalho e em seguida as informações relevantes.
  2. Cada Projeto de TCC deverá ser compartilhado com o grupo e com o professor por meio de uma ferramenta de cloud, como por exemplo o DropBox.
  3. Todos os materiais a serem entregues devem ser disponibilizados, até a data combinada, em uma parta no compartilhamento (cloud).
  4. As versões finais dos documentos e demais entregáveis devem estar no formato Latex e PDF, salvo quando o professor informar o contrário.
  5. Para cada um dos entregáveis o aluno deverá baixar o modelo em Latex, preenche-lo e deposita-lo em uma subpasta dentro de “01-Projeto de TCC-Entregaveis”. Para cada um dos entregaveis o aluno deverá criar uma pasta separada com o conteúdo do mesmo.
  6. Na seção abaixo, será disponibilizada a agenda para a entrega dos materiais bem como um modelo em Latex para documento.

Agenda das Atividades – 2016.01

  • 05/04/2016 – Definição do Tema – Download do Modelo
  • 19/04/2016 – “Pesquisa de Mercado” para identificar/determinar: – Download do Modelo – Latex
    1. Ferramentas/soluções similares
    2. Principais características
    3. Pontos Fortes
    4. Pontos Fracos
    5. Ideias que podem ser aproveitadas no TCC
  • 03/05/2016 – Solução Proposta – Download do Modelo
    1. Justificativa pela escolha
    2. O que motivou a escolha
    3. Contextualizar e identificar o que há de novo ou relevante
    4. Descrever de forma mais ampla problema que está sendo abordado
    5. Delimitar o problema que será o foco o da solução
    6. Descrever o sistema
      1. Principais Funcionalidade
      2. Principais Características
      3. Realizar uma comparação da solução proposta com aquelas ofertadas pelo mercado
  • 17/05/2016 – Identificação das ferramentas/metodologias a serem utilizadas
    1. Definição das:
      1. ferramentas que serão utilizadas no desenvolvimento
      2. tecnologias que serão utilizadas no desenvolvimento
      3. metodologias que serão utilizadas no desenvolvimento
  • 31/05/2016 – Modelagem da solução
  • 07/06/2016 – Apresentação do primeiro protótipo

Bibliografia Básica

  1. CASTRO, Claudio de Moura. A prática da pesquisa. 2.a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
  2. GIL, Antonio Carlos.  Como elaborar projetos de pesquisa. 4.a ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  3. WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de pesquisa para ciência da computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.